doença no ambiente de trabalho

A doença no ambiente de trabalho em tempos de pandemia

 
Em tempos de pandemia, com as incertezas e descontinuidades na operação das organizações, bem como a disrupção de rotinas e hábitos bem estabelecidos, a saúde no ambiente de trabalho torna-se num tema central. Quais os principais problemas que emergem e como evitar um impacto negativo na saúde dos profissionais? Existem ambientes tóxicos?

 

Estudos recentes demonstram que das dez principais causas de incapacitação para o trabalho, cinco são perturbações psiquiátricas como a depressão, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, o transtorno de ansiedade e o transtorno obsessivo-compulsivo. O afastamento do trabalho por doenças mentais é cada vez mais comum, o que se tem vindo a intensificar com a pandemia.
 
Em algumas situações tem-se verificado que o uso de substâncias aditivas, como o álcool, ou o tabaco é bastante comum numa tentativa de diminuir a ansiedade. Contudo, o resultado é frequentemente muito negativo, já que estas substâncias apresentam um factor de risco acrescido tanto para doenças psiquiátricas, como para várias condições como a hipertensão, as doenças gástricas, pulmonares ou cardíacas.
 
Um ambiente de trabalho de pressão, muito competitivo e desorganizado, onde grassa o rumor e a conversa maldosa sobre colegas, pouco inclusivo, onde as orientações não são claras e os objectivos são difusos, pode gerar um absentismo galopante e muitas vezes tornar-se num ambiente profundamente tóxico. Mas o trabalho remoto não está igualmente isento de problemas de saúde, já que não ser obrigado a seguir procedimentos e  ter uma estrutura de trabalho lado a lado com os colegas pode levar a um sentimento de isolamento e ansiedade que prejudica não apenas o desempenho em concreto, mas igualmente a saúde mental de modo mais lato.
 
Deste modo, é muito importante poder contar com uma ajuda profissional, conhecedora e experiência durante estes tempos de pandemia. A saúde dos profissionais de uma empresa são o seu capital mais duradouro e rentável. Ter um plano bem estruturado, poder recorrer aos profissionais de saúde quando necessário, promover actividades que visem a manutenção de um ambiente são e positivo, são vantagens acrescidas num momento de incerteza como o actual.
 
Vamos trabalhar em conjunto para ultrapassar os desafios de saúde da sua empresa.

 

Notícias Relacionadas

doença no ambiente de trabalho

A doença no ambiente de trabalho em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia, com as incertezas e descontinuidades na operação das organizações, bem como a...